Iniciativas no mundo
O movimento da Linguagem Simples surgiu na década de 1940, por meio de diferentes iniciativas sociais em defesa do uso de uma linguagem clara e de fácil compreensão. Essas iniciativas ganharam força, especialmente, a partir dos anos 2000, quando se percebeu o registro de reclamações sobre o uso desnecessário de vocabulários complexos em documentos governamentais.
Desde 1940, vários países promovem ações estruturadas para a simplificação da linguagem:
Conceito da Linguagem Simples
O conceito da Linguagem Simples não é único e varia conforme iniciativas e instituições que trabalham com o tema, por exemplo:
Secretaria da Função Pública do México
A linguagem clara é a expressão simples, clara e direta das informações que os cidadãos e funcionários públicos precisam conhecer.
Plain Language Association International
A Linguagem Simples (ou escrita clara) é uma forma de escrever e apresentar informações de tal forma que um leitor possa entendê-las de forma rápida e fácil.
Plain Language Action and Information Network
Uma comunicação escrita é feita em linguagem simples se o seu público puder encontrar a informação que precisa, entender a informação que encontrou e usar a informação encontrada de forma fácil e rápida.
13
OUT
Dia Internacional da Linguagem Simples
O dia 13 de outubro foi escolhido como o Dia Internacional de Linguagem Simples, data em que o presidente Barack Obama sancionou a Lei de Redação Simples (Plain Writing Act), em 2010, nos Estados Unidos, obrigando que todos os documentos federais sejam escritos em Linguagem Simples, em especial aqueles que tratem de direitos, benefícios e impostos.