Objetividade

Ser objetivo é ir diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias. Para conseguir isso, é fundamental que a redatora ou redator saibam qual é a ideia principal e quais são as secundárias desde o planejamento da redação.

traço preto

A mensagem nunca deve ser uma informação ou solicitação sem função específica.

traço amarelo
Primeira etapa


Identificar a ideia principal

A ideia principal precisa estar muito bem definida para que o texto consiga expressar sua mensagem. Por isso, ela não pode deixar de ser transmitida, ou não conseguiremos a resposta esperada.



Para identificar uma ou várias ideias principais da mensagem que se deseja transmitir, formule a seguinte pergunta:



O que eu preciso dizer à destinatária ou ao destinatário?


A resposta a essa pergunta indicará a ideia principal da mensagem.



Esta primeira orientação é fundamental para que o texto seja redigido com objetividade e atenda tanto à necessidade da destinatária ou do destinatário quanto à eficácia da emissora ou do emissor.



Segunda etapa


Identificar as ideias secundárias

Ideia secundária é aquela que ajuda a entender a mensagem, explicando o motivo por trás da comunicação  ou adicionando uma sensibilidade a ela.



Vale ressaltar que, caso a ideia secundária não esteja presente, o entendimento e a eficácia da mensagem não ficam comprometidos.



Para identificar quais ideias podem ajudar a leitora ou o leitor na assimilação da mensagem, formule a seguinte pergunta:



Quais informações podem ajudar a desatinatária ou o destinatário na boa assimilação da minha mensagem?


Observe que, ao usar as respostas a essa pergunta, você estará adicionando elementos persuasivos para tornar sua mensagem mais eficaz.



Terceira etapa


Retirar todas as ideias terciárias

Ideia terciária é aquela que atrapalha a assimilação das ideias principais.



Muitas vezes, por estarmos envolvidos pelo contexto, somos influenciados por várias ideias que julgamos interessantes. Entretanto, as ideias terciárias podem atrapalhar a leitora ou o leitor na assimilação da ideia principal, em vez de auxiliá-los.