Planeje

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Começar a escrever sem planejamento prévio pode prejudicar a compreensão da informação e o acesso ao serviço. Por isso, é importante:

  • Conhecer quem vai ler: entenda as pessoas que vão receber sua mensagem para falar a língua delas.
  • Decidir o que dizer: isso ajuda a focar no que os leitores realmente precisam.

Um questionário pode ajudar a descobrir isso.

Quem vai ler esse documento?
Definir público-alvo específico.

O que meu público-alvo já sabe sobre o assunto?
Verificar o nível de conhecimento do público-alvo em relação ao assunto tratado.

O que precisa saber?
Definir o conteúdo do documento com base nas maiores necessidades do público-alvo.

Quais dúvidas tem?
Identificar as principais dúvidas do público-alvo em relação ao assunto tratado.

Por que esse documento está sendo escrito?
Definir o principal motivo pelo qual o documento está sendo elaborado.

O que se busca atingir com esse documento?
Definir os impactos do documento para o público-alvo e área o Órgão.

O que deve estar no meu documento?
Definir os principais temas que serão apresentados no documento.

Como organizar as informações?
Definir a melhor maneira de organizar ou distribuir as informações, de modo a facilitar o entendimento e compreensão.

  • Pensar em quem vai ler o documento;
  • Lembrar que, quanto mais variado for o público, mais o texto precisa ser pensado para ser fácil de entender, especialmente para quem tem mais dificuldade;
  • Incluir muitas pessoas na hora de decidir para quem você está escrevendo.